O NORDESTE EM MOVIMENTO:

A REGIÃO CANTADA SOB O OLHAR DA BANDA DONA ZEFINHA

Autor/innen

  • Jane Meyre Silva Costa FAMETRO

Schlagworte:

Banda Dona Zefinha, Nordeste, hibridização, apropriação cultural

Abstract

Este artigo versa sobre o processo de apropriação cultural exposto no campo musical brasileiro, os sujeitos participantes deste processo recriam e reelaboram novas identidades no percurso de sua trajetória artística transitando mais livremente em meio a estéticas que atravessam o local/nacional/internacional. O campo empírico desta pesquisa se constitui no estudo de caso de uma banda integrante do cenário musical cearense intitulada como Banda Dona Zefinha, nessa perspectiva a proposta deste artigo busca compreender como o Nordeste é retratado por este coletivo de artistas, os quais se apropriam de símbolos culturais associados historicamente a essa região, recriando os mesmos, por meio de linguagens e performances específicas. A banda Dona Zefinha surgiu no cenário público cearense em 2001, o grupo buscou unir folguedos nordestinos, a partir da musicalidade inspiradas em bandas cabaçais e entrecortadas com muito humor, além de exibir outras influências claras de bandas latino-americanas, árabes e medievais. Os dados aqui apresentados foram colhidos por meio de observação durante os shows da banda, entrevistas com os músicos, material fonográfico e meios virtuais pelos quais estes sujeitos compartilham a partir de um viés qualitativo, além de um amplo referencial bibliográfico como ferramenta de análise.

Autor/innen-Biografie

Jane Meyre Silva Costa, FAMETRO

Doutora em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará e, atualmente, docente do curso de Serviço Social, da Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza (FAMETRO). E-mail: janemsc@yahoo.com.br

Veröffentlicht

2022-01-24

Zitationsvorschlag

COSTA, J. M. S. . O NORDESTE EM MOVIMENTO: : A REGIÃO CANTADA SOB O OLHAR DA BANDA DONA ZEFINHA. Revista de História Bilros: História(s), Sociedade(s) e Cultura(s), [S. l.], v. 5, n. 09, 2022. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/bilros/article/view/7764. Acesso em: 22 juli. 2024.

Ausgabe

Rubrik

ARTIGOS