ESTUDOS DO COMUM NO BRASIL: APORTES INICIAIS

Levantamento Bibliográfico comentado

Auteurs

  • Francisco Felipe de Aguiar Pinheiro SEDUC-CE

Mots-clés :

Comuns, Historiografia

Résumé

Este levantamento bibliográfico, acompanhado de breves comentários, surgiu da inquietação sentida com a produção e debate coletivo do texto Os comuns, o passado e o futuro: ensaio sobre a atualidade historiográfica e política de E. P. Thompson. Tal inquietação foi motivada pela reduzida bibliografia sobre o comum que encontramos na historiografia. Movidos por essa ausência, empenhamo-nos em pesquisar e mapear como essa produção tem se efetivado no Brasil em várias áreas do conhecimento, bem como em identificar as principais produções internacionais traduzidas para o português. O levantamento a seguir não pretende ser uma lista exaustiva e completa sobre o tema, mas sim um esboço introdutório que possa auxiliar na elaboração de novas pesquisas voltadas para a temática. Nossa preocupação em organizar as produções sobre o comum por área do conhecimento pode ferir, em parte, o caráter fundamentalmente transdisciplinar do objeto; todavia, não o fazer seria, a nosso ver, de grande ingenuidade em face de saberes tão entrincheirados e segregados quanto os do meio intelectual brasileiro. Por fim, é importante ressaltar que sempre optamos por destacar a edição mais recente das obras arroladas.

Biographie de l'auteur

Francisco Felipe de Aguiar Pinheiro, SEDUC-CE

Professor da SEDUC-CE. Graduado em História pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Doutor e mestre em Educação pela mesma instituição, com especialização em gestão educacional pela Sociedade Beneficente Padre Vale - SOBPEV. Atualmente dedica-se ao estudo do pensamento de Paul Ricoeur. E-mail: felipe.pinheiro@aluno.uece.br.

Publiée

2025-10-02

Comment citer

DE AGUIAR PINHEIRO, F. F. ESTUDOS DO COMUM NO BRASIL: APORTES INICIAIS : Levantamento Bibliográfico comentado. Revista de História Bilros: História(s), Sociedade(s) e Cultura(s), [S. l.], v. 13, n. 26, p. 23, 2025. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/bilros/article/view/16339. Acesso em: 5 déc. 2025.