PRESSUPOSTOS CURRICULARES PARA O ENSINO MÉDIO NO CEARÁ

A COLEÇÃO ESCOLA APRENDENTE

Autores

  • Geovanio Carlos Bezerra Rodrigues UECE

Palavras-chave:

Ensino e Pesquisa, Ensino de História, Ensino Médio, Coleção Escola Aprendente

Resumo

O presente artigo busca analisar as construções das orientações presentes na Coleção “Escola Aprendente”, documento norteador do currículo para o Ensino Médio no Estado do Ceará, a partir do ano de 2009. A problemática deste trabalho se encontra no percurso de idealização, construção e implementação nas escolas. Portanto, para a consecução dos objetivos da investigação, nos utilizamos da abordagem qualitativa, na qual adotamos a pesquisa documental, no intuito de compreender como a proposta desse protótipo foi construída, bem como entrevistas com dois técnicos educacionais, responsáveis pela organização do material e dois professores de história em uma escola estadual na cidade de Fortaleza. A conclusão desse trabalho nos revela que a elaboração de propostas curriculares no Ceará estão presentes desde os primeiros anos do século XXI. Porém, a implementação das ideias presentes no documento passa por um processo dialogado com o currículo vivido no espaço escolar.

Biografia do Autor

Geovanio Carlos Bezerra Rodrigues, UECE

Graduado em história pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e Mestre em educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Atua como pesquisador em Ensino de História e como docente da Educação Básica na Rede Municipal de Fortaleza e como professor formador do curso de História da Universidade Estadual do Ceará, na modalidade EAD. Atualmente é o coordenador do GT de Ensino de História da ANPUH, na secção Ceará. Também compõe a atual diretoria da Associação Nacional de História (ANPUH) - Secção Ceará como 1º tesoureiro.

Publicado

2022-05-03

Como Citar

RODRIGUES, G. C. B. . PRESSUPOSTOS CURRICULARES PARA O ENSINO MÉDIO NO CEARÁ: A COLEÇÃO ESCOLA APRENDENTE. Revista de História Bilros: História(s), Sociedade(s) e Cultura(s), [S. l.], v. 9, n. 18, 2022. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/bilros/article/view/8273. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS