REDUTOS DA CONQUISTA

CASAS FORTES E ARRAIAIS COMO ESTRATÉGIA DE COMBATE NA CAPITANIA DO SIARÁ GRANDE (SÉCULO XVIII)

Autores

  • Rafael Ricarte da Silva UFPI

Palavras-chave:

Capitania do Siará Grande, Sesmarias, Conquista

Resumo

O presente artigo tem por objetivo analisar a estratégia de estabelecimento de Casas Fortes, Arraiais e demais redutos de proteção como elemento importante no processo de conquista e fixação territorial na Capitania do Siará Grande. O estudo pautou-se na análise das concessões de sesmarias e demais registros manuscritos, buscando evidenciar a constituição destes espaços como uma das políticas de defesa dos conquistadores frente aos povos nativos no transcorrer do século XVIII. Destaca-se que para além dos fortes construídos nas regiões litorâneas, a estratégia adotada para avançar aos sertões pautou-se na construção destes redutos na principal ribeira da Capitania, a ribeira do rio Jaguaribe.

Biografia do Autor

Rafael Ricarte da Silva, UFPI

Professor Adjunto do Curso de História da Universidade Federal do Piauí, Campus Senador Helvídio Nunes de Barros. Doutor em História Social pela Universidade Federal do Ceará. E-mail: rafaelricarte@ufpi.edu.br Orcid iD: https://orcid.org/0000-0003-4085-5401.

Publicado

2022-05-03

Como Citar

SILVA, R. R. da . REDUTOS DA CONQUISTA: CASAS FORTES E ARRAIAIS COMO ESTRATÉGIA DE COMBATE NA CAPITANIA DO SIARÁ GRANDE (SÉCULO XVIII). Revista de História Bilros: História(s), Sociedade(s) e Cultura(s), [S. l.], v. 9, n. 18, 2022. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/bilros/article/view/8270. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS