MÚSICA, POLÍTICA E BOEMIA EM FORTALEZA

A MPB FAZ SUA CENA (1980 – 1985)

Autores

  • Fábio F. Marques Universidade do Minho (UM)

Palavras-chave:

música popular, movimento estudantil, ditadura militar, Fortaleza – Ceará, cena musical

Resumo

Durante o processo de abertura política da ditadura civil-militar brasileira, jovens músicos-estudantes da Universidade Federal do Ceará, em Fortaleza, adotam práticas da música independente/alternativa e passam a integrar um embrionário circuito local de MPB. Este artigo é baseado em uma dissertação de mestrado, no qual proponho discutir a cena de música popular em Fortaleza entre os anos 1980 e 1985. A análise toma como referência a trajetória de sete artistas, sendo eles Amaro Penna, Calé Alencar, Dilson Pinheiro, Eugênio Leandro, Jabuti Fonteles, Parahyba e Pingo de Fortaleza. Revisitamos e contextualizamos a produção local ao longo do século XX, em meio a um processo de consolidação das indústrias culturais e de centralização da difusão bens simbólicos no Eixo Rio-São Paulo. Diferente de uma ideia romântica de uma geração que optou por “ficar no Ceará” – em contraponto a trajetória de músicos que migraram na década anterior – propomos que, no início da década de 1980, uma série de fatores contribuíram para a consolidação de uma cena musical ligada à MPB em Fortaleza e conectadas a circuitos de música independente de outras cidades.

Biografia do Autor

Fábio F. Marques, Universidade do Minho (UM)

Doutorando em Estudos Culturais na Universidade do Minho (UM), vinculado ao Centro De Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS), do Instituto de Ciências Sociais (ICS/UM).

Publicado

2022-05-03

Como Citar

MARQUES, F. F. . MÚSICA, POLÍTICA E BOEMIA EM FORTALEZA: A MPB FAZ SUA CENA (1980 – 1985). Revista de História Bilros: História(s), Sociedade(s) e Cultura(s), [S. l.], v. 9, n. 18, 2022. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/bilros/article/view/8262. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS