O ESPECTRO DE JAIME CORTESÃO

A FABRICAÇÃO DA GEOPOLÍTICA BRASILEIRA DE GOLBERY DO COUTO E SILVA (1952-1967)

Autores

  • Douglas André Gonçalves Cavalheiro UFRN

Palavras-chave:

História dos Espaços, Geopolítica, Escola Superior de Guerra

Resumo

A história dos espaços apresenta a transformação das concepções do espaço ao longo da temporalidade. A Escola Superior de Guerra (ESG) funcionou como um centro produtor e disseminador de concepções estratégicas sobre o espaço, com a utilização de projeções cartográficas sobre a espacialidade geopolítica brasileira presente nas apostilas de Golbery do Couto e Silva. Através desses mapeamentos observam-se referências das palestras realizadas por Jaime Cortesão no Ministério das Relações Exteriores, durante a década de 1940. Essas fabricações causaram uma profunda influência na espacialidade brasileira. Portanto, é possível estabelecer um elo de continuidade na fabricação geopolítica brasileira entre a cartografia de Jaime Cortesão e os escritos de Golbery do Couto e Silva, nos anos 1950.

Biografia do Autor

Douglas André Gonçalves Cavalheiro , UFRN

Possui licenciatura plena em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2010) e mestrado em Filosofia, na área de Metafísica, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2014). Atualmente é professor de filosofia da Secretaria Estadual de Educação e Cultura do Rio Grande do Norte. Também é graduando de História pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, e, bolsista de Iniciação Científica PIBIC/CNPq da base de pesquisa Cartografia Imaginária (2015). E-mail: douglas.cavalheiro@gmail.com

Publicado

2022-02-01

Como Citar

CAVALHEIRO , D. A. G. . O ESPECTRO DE JAIME CORTESÃO: A FABRICAÇÃO DA GEOPOLÍTICA BRASILEIRA DE GOLBERY DO COUTO E SILVA (1952-1967). Revista de História Bilros: História(s), Sociedade(s) e Cultura(s), [S. l.], v. 6, n. 13, 2022. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/bilros/article/view/7903. Acesso em: 24 abr. 2024.