A PERFORMATIVIDADE, ROSTIDADE E (DES) CONSTRUÇÃO DAS IDENTIDADES EM MÁ EDUCAÇÃO DE PEDRO ALMODÓVAR

Autores

  • Ana Paula Jardim Martins Afonso UFSC

Palavras-chave:

Performatividade, Rostidade, Identidades

Resumo

O presente artigo objetiva analisar, à luz dos conceitos de performatividade de gênero da filósofa Judith Butler e rostidade do filósofo Gilles Deleuze, de que modo é possível desconstruir e tencionar os mecanismos que regulam as relações dos sujeitos com seus corpos, sexualidades e gêneros, ao passo que são estes elementos fundantes da lógica identitária que constrói o modelo de sujeito universal que se constitui na modernidade racionalista ocidental e alcança expressivo eco no campo da historiografia. Nesse sentido, é fundamental a crítica à identidade do sujeito moderno no contemporâneo, uma vez que esta noção cristalizada da coerência identitária justificou opressões históricas em relações a sujeitos que não se enquadram na norma. Ao considerarmos as mídias audiovisuais como discursos que constroem representações de sexo e gênero e são produtos dos acontecimentos, compreendemos que a análise da película Má Educação (2004) de Pedro Almodóvar nos direciona para pensar que outros modos de existências são possíveis bem como que tipos de representações de sexo, gênero e corpos são, hegemonicamente, veiculadas e quais são relegadas à marginalidade.

Biografia do Autor

Ana Paula Jardim Martins Afonso, UFSC

Doutorandx do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGH UFSC), pesquisadorx do Laboratório de Estudos de Gênero e História (LEGH) da mesma universidade, bolsista CAPES. Email: paula_jardim@hotmail.com

Publicado

2022-02-01

Como Citar

AFONSO, A. P. J. M. . A PERFORMATIVIDADE, ROSTIDADE E (DES) CONSTRUÇÃO DAS IDENTIDADES EM MÁ EDUCAÇÃO DE PEDRO ALMODÓVAR. Revista de História Bilros: História(s), Sociedade(s) e Cultura(s), [S. l.], v. 6, n. 13, 2022. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/bilros/article/view/7894. Acesso em: 28 mar. 2024.