HISTERIA, (IN)SANIDADE E AS AMARRAS DA LINGUAGEM: O LIMIAR DE SUSAN GLASPELL

O LIMIAR DE SUSAN GLASPELL

Autores

  • Lucianne Christina Fasolo Normândia Moreira Universidade Federal do Paraná

Palavras-chave:

O Limiar, Teatro estadunidense, Insanidade, Literatura de autoria feminina.

Resumo

Este trabalho possui o objetivo de apresentar a peça O Limiar, da escritora estadunidense Susan Glaspell. Escrita em 1921, a obra é considerada uma das peças mais radicais de Glaspell. O Limiar apresenta inovações formais e influência do expressionismo, e a abordagem temática também merece destaque: Claire Archer, a protagonista, é uma mulher que busca romper padrões constritivos de comportamento e até mesmo de linguagem, e que compreende a sanidade como baseada em conformidade. O presente trabalho pretende analisar O Limiar em suas características mais marcantes, destacando a relevância do estudo e experiência desta peça ainda tão pouco conhecida em nosso país.

Biografia do Autor

Lucianne Christina Fasolo Normândia Moreira, Universidade Federal do Paraná

Mestre em Letras, doutoranda em Letras e bolsista da CAPES, filiada ao Programa de Pós- Graduação em Letras da Universidade Federal do Paraná.

Contato: lucianne.christina@gmail.com

Publicado

2022-02-01

Como Citar

MOREIRA, L. C. F. N. . HISTERIA, (IN)SANIDADE E AS AMARRAS DA LINGUAGEM: O LIMIAR DE SUSAN GLASPELL: O LIMIAR DE SUSAN GLASPELL. Revista de História Bilros: História(s), Sociedade(s) e Cultura(s), [S. l.], v. 6, n. 13, 2022. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/bilros/article/view/7893. Acesso em: 26 abr. 2024.