PERSONAGENS E PERFIS, ENTRE A FICÇÃO E A HISTÓRIA:

UMA ANÁLISE DAS MULHERES OITOCENTISTAS EM O PRIMO BASÍLIO

Autores

  • Maria Fernanda Ribeiro Cunha Universidade Federal de Uberlândia

Palavras-chave:

Gênero, literatura, mulheres, personagens.

Resumo

Publicado no Brasil em 1878, o romance de Eça de Queiroz, O primo Basílio, catalisou uma polêmica na cena da literatura nacional. Trazendo em seu enredo o adultério da personagem protagonista, a obra movimentou os críticos empenhados na construção de uma tradição literária. A moralidade feminina apareceu na contenda por meio de uma discussão sobre a estética do romance. Esse artigo pretende lançar mão desses tópicos sobre mulheres para entender a recepção da obra no Brasil. Para isso, tenciono articular uma discussão bibliográfica sobre a sociedade oitocentista e a análise das personagens femininas do romance. Dessa forma, valendo-se das abordagens da História Social no uso da literatura como fonte, pretende-se realizar um estudo de gênero sobre o Brasil do século XIX.

Biografia do Autor

Maria Fernanda Ribeiro Cunha, Universidade Federal de Uberlândia

Graduanda em História pela Universidade Federal de Uberlândia. Bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). E-mail: fer_ribcunha@hotmail.com

Publicado

2022-02-01

Como Citar

CUNHA, M. F. R. . PERSONAGENS E PERFIS, ENTRE A FICÇÃO E A HISTÓRIA: : UMA ANÁLISE DAS MULHERES OITOCENTISTAS EM O PRIMO BASÍLIO. Revista de História Bilros: História(s), Sociedade(s) e Cultura(s), [S. l.], v. 6, n. 13, 2022. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/bilros/article/view/7892. Acesso em: 25 abr. 2024.