IMAGENS DA MULHER ARTISTA E A LEGITIMAÇÃO DO OFÍCIO:

REFLEXÕES SOBRE CENAS DE ATELIÊ E RETRATOS

Autores

  • Caroline Farias Alves Universidade Federal de Juiz de Fora

Palavras-chave:

Mulheres artistas, Retrato, Ateliê, Profissão

Resumo

O presente artigo propõe problematizar o espaço destinado às mulheres nas representações de ateliê e retratos de artistas. A produção feminina tem se tornado tema de estudos e pesquisas que se debruçam sobre trajetórias de pintoras e escultoras, revelando obras desconhecidas e agências antes, silenciadas. Além de recuperar experiências e produções femininas, torna-se necessário repensar os espaços culturais tradicionalmente atribuídos às mulheres e as práticas de resistência. A presença das mulheres nas academias de arte, incentivou um novo tipo de representação do feminino. Os retratos e autorretratos de mulheres artistas nesse contexto, podem ser pensados como um instrumento de legitimação da profissão. Propomos, através dos retratos e das cenas de ateliê, examinar as possibilidades representativas da atuação feminina nas artes.

Biografia do Autor

Caroline Farias Alves, Universidade Federal de Juiz de Fora

Mestranda no programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal de Juiz de Fora, na linha de pesquisa Narrativas, Imagens e Sociabilidades. Integrante do Laboratório de História da Arte, nessa mesma instituição. Possui auxílio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG). Email: caroline.zani@hotmail.com

Publicado

2022-02-01

Como Citar

ALVES, C. F. . IMAGENS DA MULHER ARTISTA E A LEGITIMAÇÃO DO OFÍCIO: : REFLEXÕES SOBRE CENAS DE ATELIÊ E RETRATOS. Revista de História Bilros: História(s), Sociedade(s) e Cultura(s), [S. l.], v. 6, n. 13, 2022. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/bilros/article/view/7891. Acesso em: 29 mar. 2024.