DIÁLOGOS ENTRE OS FEMINISMOS E FOUCAULT:

GENEALOGIA, SUBJETIVIDADE E TRANSGRESSÃO

Autores

  • Gabriela Simonetti Trevisan UNICAMP

Palavras-chave:

Feminismos, Foucault, poder, transgressão

Resumo

Michel Foucault e suas reflexões influenciaram mudanças teóricas no campo das humanidades desde os anos 1960. Na mesma época, o feminismo também passa a trazer contribuições para formas outras de fazer histórico, em especial a partir da crítica do discurso tradicional e masculino que silenciava minorias sociais, como as mulheres. Além da questão do poder, Foucault se preocupou com as resistências, abordando técnicas de si e práticas de liberdade, o que também chamou atenção de muitas feministas, promovendo diálogos e um pensamento epistemológico foucaultiano e feminista. Nesse sentido, proponho um estudo de algumas teóricas, entre as quais Tânia Navarro Swain, Margareth McLaren, Margareth Rago, Norma Telles e Dianna Taylor. Pretendo analisar brevemente suas interpretações e usos dos conceitos e ideias de Foucault para uma teoria ligada ao feminismo.

Biografia do Autor

Gabriela Simonetti Trevisan, UNICAMP

Mestranda em História Cultural pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), integrante da linha de pesquisa Gênero, Subjetividades, Cultura Material e Cartografias e bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). Email: trevisan.gabriela@gmail.com

Publicado

2022-02-01

Como Citar

TREVISAN, G. S. . DIÁLOGOS ENTRE OS FEMINISMOS E FOUCAULT: : GENEALOGIA, SUBJETIVIDADE E TRANSGRESSÃO. Revista de História Bilros: História(s), Sociedade(s) e Cultura(s), [S. l.], v. 6, n. 13, 2022. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/bilros/article/view/7885. Acesso em: 19 abr. 2024.