UMA ANÁLISE DA CONSTRUÇÃO DE UM PERONISMO NEOLIBERAL A PARTIR DOS DISCURSOS OFICIAIS DE CARLOS SAUL MENEM

Autores

  • Bernardo Borges Baião Guimarães Fernandes PUC-RIO

Palavras-chave:

Peronismo, Carlos Saúl Menem, Juan Domingo Perón, Justicialismo, História da Argentina

Resumo

Com base nos discursos de Juan Domingo Perón, o presente trabalho propõe-se a refletir acerca das estratégias de apropriação discursiva elaboradas pelo ex-presidente argentino Carlos Saúl Menem que imprimiu uma nova identidade peronista. Para dar conta dos seus objetivos, Menem apropriou-se de ideias centrais presentes nos discursos de Perón, tais como justiça social e independência econômica, ressignificando-as. Além disso, repetiu várias estratégias desse governante: a exploração da crise econômica, a construção de adversários nacionais a serem combatidos e o apelo à unidade de apoio ao governo. Busca-se, portanto, compreender como Menem serviu-se dos principais significantes peronistas para defender um projeto político-econômico antagônico, ligado aos pressupostos do Consenso de Washington.

Biografia do Autor

Bernardo Borges Baião Guimarães Fernandes, PUC-RIO

Mestrando no Programa de pós-graduação em História Social da Cultura da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).

Email: baiaobernardo94@gmail.com.

Publicado

2022-01-30

Como Citar

FERNANDES, B. B. B. G. . UMA ANÁLISE DA CONSTRUÇÃO DE UM PERONISMO NEOLIBERAL A PARTIR DOS DISCURSOS OFICIAIS DE CARLOS SAUL MENEM. Revista de História Bilros: História(s), Sociedade(s) e Cultura(s), [S. l.], v. 6, n. 12, 2022. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/bilros/article/view/7863. Acesso em: 8 ago. 2022.

Edição

Seção

ARTIGOS