CONSERVADORES PARTIDOS

AS COMPOSIÇÕES POLÍTICAS DO PARTIDO CONSERVADOR EM AÇU, NO RIO GRANDE DO NORTE (1876 -1884)

Autores

  • Cecil Vinicius Olivar Oliveira Guerra UFRN

Palavras-chave:

Cultura Política, Partido Conservador no Império, Poder local no Império

Resumo

O objetivo do trabalho é analisar as disputas no seio do Partido Conservador, em Açu, a partir da trajetória do jornalista Elias Souto. A meta é, por um lado, identificar as redes de sociabilidade presentes no Partido Conservador; e, por outro, analisar como essas redes foram mobilizadas por dois grupos que disputavam o comando local do Partido. O estudo está ancorado teoricamente nos conceitos de cultura política (BERSTEIN, 1998) e de ação (SOUZA, 2008), bem como no método indiciário (GINZBURG, 1989). As principais fontes consultadas foram os jornais Brado Conservador e o Jornal de Açu. A partir da análise do comportamento dos membros do partido, o estudo concluiu, por um lado, que o Partido Conservador não constituía um bloco homogêneo; e, por outro, que as disputas políticas dentro do Partido eram expressões de uma cultura política mais ampla existente na sociedade, o que explica as estratégias de luta adotadas pelos grupos a partir dos mecanismos disposto no próprio cotidiano.

Biografia do Autor

Cecil Vinicius Olivar Oliveira Guerra, UFRN

Graduando em História, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Vinculado aos Grupo de Pesquisa “Espaços da Modernidade” (UFRN), sob orientação do professor Dr. Raimundo Nonato Araújo da Rocha (UFRN) e “Memórias e escritos do ensino de História” (UNIFESP), coordenada pelo Dr. Antonio Simplício de Almeida Neto (UNIFESP). É bolsista de Iniciação Científica (PIBIC).

Email: cecilvinicius@hotmail.com.

Publicado

2022-01-30

Como Citar

GUERRA, C. V. O. O. CONSERVADORES PARTIDOS: AS COMPOSIÇÕES POLÍTICAS DO PARTIDO CONSERVADOR EM AÇU, NO RIO GRANDE DO NORTE (1876 -1884). Revista de História Bilros: História(s), Sociedade(s) e Cultura(s), [S. l.], v. 6, n. 12, 2022. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/bilros/article/view/7857. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS