“EU NEM CHEGUEI AINDA AONDE EU QUERO CHEGAR”:

MULHERES DO CAMPO E A REINVENÇÃO DE HISTÓRIAS POR MEIO DA PARTICIPAÇÃO EM MOVIMENTOS SOCIAIS

Autores

  • Mariana de Lima Campos EG/FJP

Palavras-chave:

mulheres do campo, movimentos de mulheres do campo, empoderamento

Resumo

As perspectivas de luta das mulheres do campo nem sempre tiveram visibilidade, algo que mudou progressivamente, principalmente por meio de seus processos de mobilização e organização em direção a mudanças sociais. Este trabalho tem o intuito de evidenciar os processos de auto-organização das mulheres rurais como instrumentos de socialização, fortalecimento e tomada de consciência frente aos processos de opressão, desigualdade e invisibilidade a que se veem submetidas. Por meio da metodologia de História Oral, é apresentada parte do relato da vida de uma mulher do campo, moradora de uma comunidade rural remanescente de quilombo do Vale do Jequitinhonha de Minas Gerais. A partir de sua história de vida e trajetória de participação em movimentos sociais, discute-se como as mulheres rurais vêm reinventando suas histórias ao longo dos últimos anos por meio de diferentes formas organizativas, vivenciando processos de empoderamento, desafiando padrões sociais e alcançando paulatinamente o reconhecimento de seus direitos e demandas específicas. O trabalho advém de uma pesquisa já finalizada, que objetivou a reconstrução e análise das trajetórias de vida, de lutas e de trabalho com a terra de um grupo de mulheres do campo de Minas Gerais.

Biografia do Autor

Mariana de Lima Campos, EG/FJP

Mestra em Administração Pública pela Escola de Governo Prof. Paulo Neves de Carvalho, Fundação João Pinheiro (EG/FJP). Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Viçosa (UFV).

E-mail: marianalcampos@gmail.com

Publicado

2022-02-01

Como Citar

CAMPOS, M. de L. . “EU NEM CHEGUEI AINDA AONDE EU QUERO CHEGAR”: : MULHERES DO CAMPO E A REINVENÇÃO DE HISTÓRIAS POR MEIO DA PARTICIPAÇÃO EM MOVIMENTOS SOCIAIS. Revista de História Bilros: História(s), Sociedade(s) e Cultura(s), [S. l.], v. 6, n. 13, 2022. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/bilros/article/view/7846. Acesso em: 25 abr. 2024.