UM “GÊNERO MENOR” COMO FONTE HISTÓRICA:

ANÁLISE DA SANTIFICAÇÃO DA MULHER NA CRÔNICA DE OLAVO BILAC

Autores

  • Mirella Ribeiro Pinto UFTM

Palavras-chave:

Crônicas, Santificação da Mulher, Olavo Bilac, Primeira República.

Resumo

O presente artigo tem como principal objetivo discutir a importância do uso da crônica como fonte histórica, gênero considerado fruto das páginas dos jornais, que foi sofrendo mudanças ao longo do tempo. Outro ponto a ser analisado no presente texto é sobre a santificação da mulher durante o período da Primeira República, especificamente durante as reformas urbanas e sociais realizadas pelo prefeito Pereira Passos, na cidade do Rio de Janeiro (1902-1906), a partir da análise da crônica de Olavo Bilac publicada na revista “Kosmos” no mês de agosto de 1905.

Biografia do Autor

Mirella Ribeiro Pinto, UFTM

Graduanda em Licenciatura em História pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Realiza pesquisa de Iniciação Científica (sem bolsa) pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).

Email: mirellaribeiro10@hotmail.com

Publicado

2022-01-27

Como Citar

PINTO, M. R. . UM “GÊNERO MENOR” COMO FONTE HISTÓRICA:: ANÁLISE DA SANTIFICAÇÃO DA MULHER NA CRÔNICA DE OLAVO BILAC. Revista de História Bilros: História(s), Sociedade(s) e Cultura(s), [S. l.], v. 5, n. 10, 2022. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/bilros/article/view/7838. Acesso em: 20 abr. 2024.