OS FESTIVAIS INTERNACIONAIS DA CANÇÃO (1966-1972):

DE ATRAÇÃO TURÍSTISCA À VITRINE DA INDÚSTRIA FONOGRÁFICA BRASILEIRA

Autores

  • Thiago Rafael de Souza UEPG
  • Juliane Roberta Santos Moreira UEPG
  • Tayná Gruber UEPG

Palavras-chave:

Indústria Cultural, Música Popular Brasileira, Festival Internacional da Canção

Resumo

Realizados na cidade do Rio de Janeiro entre os anos de 1966 e 1972, os Festivais Internacionais da Canção (FIC) consistiam em um concurso de músicas nacionais e internacionais com o objetivo de apresentar novos artistas, músicas, compositores, conjuntos musicais, estilos e ritmos, que acabavam por alimentar a indústria cultural que se consolidava no período, assim como, o cenário da Música Popular Brasileira que estava em ascensão. Este artigo tem por intento fazer uma breve análise da fase nacional das sete edições do Festival, analisando-o não apenas sob a ótica de um atrativo turístico da “cidade maravilhosa”, mas como um evento vitrine, ao servir como local de teste para o lançamento de novos produtos da indústria fonográfica brasileira.

Biografia do Autor

Thiago Rafael de Souza, UEPG

Mestrando em História pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), especialista em Patrimônio, Memória e Gestão Documental pela Universidade Tuiuti do Paraná e graduado em História pela mesma instituição.

E-mail: thiagorsouza1984@gmail.com

Juliane Roberta Santos Moreira, UEPG

Mestranda em História pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), especialista em Metodologia do Ensino Superior e EAD pela Faculdade Educacional da Lapa (FAEL) e graduada em História pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. E-mail: julianerobertasm@gmail.com

Tayná Gruber, UEPG

Mestranda em História pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e graduada em História pela mesma instituição. E-mail: taynagruber@gmail.com

Publicado

2022-01-27

Como Citar

SOUZA, T. R. de .; MOREIRA, J. R. S. .; GRUBER, T. . OS FESTIVAIS INTERNACIONAIS DA CANÇÃO (1966-1972):: DE ATRAÇÃO TURÍSTISCA À VITRINE DA INDÚSTRIA FONOGRÁFICA BRASILEIRA. Revista de História Bilros: História(s), Sociedade(s) e Cultura(s), [S. l.], v. 5, n. 10, 2022. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/bilros/article/view/7829. Acesso em: 20 abr. 2024.