CONSTRUINDO UM DISCURSO DE SANTIDADE:

A OBRA DE SANTA TERESA DE ÁVILA COMO AUTOBIOGRAFIA ESPIRITUAL EM SUA PRODUÇÃO E RECEPÇÃO

Autores

  • Joyce de Freitas Ramos PUC-SP

Palavras-chave:

Autobiografias, Espanha, Modernidade, Santa Teresa de Ávila, Teologia Mística

Resumo

Ao fazer uma análise comparativa entre os trabalhos que caracterizam as autobiografias espirituais da Espanha moderna, em especial os de Isabelle Poutrin, Blanca Garí de Aguilera e Diana Klinger, é possível considerar até que ponto as obras de Santa Teresa de Ávila se enquadram nessa categoria e em que aspectos ela se torna única. Além disso, tais trabalhos nos ajudam a pensar como, ainda que os escritos teresianos carregassem em si elementos que ultrapassavam a categoria de autobiografia, seu Livro da Vida continuou a ser um marco influenciador do gênero muito tempo depois de sua divulgação e publicação. O presente artigo tem por objetivo pensar as formas pelas quais Teresa se utiliza de sua escrita e de seu papel como mulher religiosa para construir um discurso de santidade, que influenciaria outras mulheres a buscar, em seu exemplo, um caminho espiritual modelar.

Biografia do Autor

Joyce de Freitas Ramos, PUC-SP

Mestre em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2017), com pesquisa financiada pelo CNPq. Bacharela e Licenciada em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2014).

E-mail: joyce.ramos@uol.com.br

Publicado

2022-01-27

Como Citar

RAMOS, J. de F. . CONSTRUINDO UM DISCURSO DE SANTIDADE:: A OBRA DE SANTA TERESA DE ÁVILA COMO AUTOBIOGRAFIA ESPIRITUAL EM SUA PRODUÇÃO E RECEPÇÃO. Revista de História Bilros: História(s), Sociedade(s) e Cultura(s), [S. l.], v. 5, n. 10, 2022. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/bilros/article/view/7828. Acesso em: 27 abr. 2024.