POÉTICAS POPULARES

EXPERIÊNCIA(S), PERFORMANCES, RITUAIS, CORPO, MÚSICA E DANÇA

Autores

  • Francisco José Gomes Damasceno UECE / PUC-SP / UNL
  • Tuany Abreu de Moura UECE

Palavras-chave:

Juventude, Corpo, Dança, Música, Experiência

Resumo

Intentamos aqui refletir, a partir de algumas cenas, sobre a(s) poética(s) popular(es) em suas dimensões inseparáveis de música e dança, articuladas pela teia de significados possíveis estabelecidos a partir das noções de poética, popular e arte. Nesse sentido nos utilizamos de uma reflexão que se apropria dessas manifestações em expressões, de diferentes locais, momentos e tradições, para argumentar que a ocorrência das mesmas não se dá de forma isolada e só podem ser entendidas nesses contextos de suas produções sejam elas rurais ou urbanas, ou como preferimos pensar em um trânsito espaço-temporal que nos aproxima dos "entre-lugares", situação que é ainda mais marcante em tempos de virtualização das expressões culturais.

Biografia do Autor

Francisco José Gomes Damasceno, UECE / PUC-SP / UNL

Pesquisador do Laboratório de Estudos e Pesquisas em História e Culturas - DÍCTIS. Doutor em História. Suas preocupações se voltam para a cultura e a juventude.

Tuany Abreu de Moura, UECE

Pesquisadora do Laboratório de Estudos e Pesquisas em História e Culturas - DÍCTIS. Assistente Social. Suas investigações se voltam para a juventude, formas de controle e normatização do estado e os chamados "novos jovens".

Publicado

2022-01-30

Como Citar

DAMASCENO, F. J. G. .; MOURA, T. A. de . POÉTICAS POPULARES: EXPERIÊNCIA(S), PERFORMANCES, RITUAIS, CORPO, MÚSICA E DANÇA. Revista de História Bilros: História(s), Sociedade(s) e Cultura(s), [S. l.], v. 7, n. 15, 2022. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/bilros/article/view/7810. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS