A JUREMA SAGRADA NOS ESTUDOS ACADÊMICOS

Autores

  • Deyvson Barreto Simões da Silva UFPE / UPE / FAFIRE
  • Gustavo Orsolon de Souza UERJ / UFRRJ

Palavras-chave:

Jurema, Estudos, Memória

Resumo

Este artigo tem como objetivo fazer um breve levantamento das produções acadêmicas que tem como temática a Jurema Sagrada. A partir desse levantamento verificaremos como o tema vem sendo desenvolvido, em que universidades os trabalhos foram produzidos, e quais as áreas de conhecimento se dedicaram ao tema. Essas informações serão sintetizadas em uma tabela apresentada no artigo, da qual antecipamos a predominância de pesquisas sobre a Jurema Sagrada na região nordeste, localização geográfica onde se tem os primeiros registros sobre esta prática religiosa. Nosso intuito, portanto, é verificar como está sendo construída a memória da Jurema Sagrada, uma religião brasileira de ancestralidade indígena.

Biografia do Autor

Deyvson Barreto Simões da Silva, UFPE / UPE / FAFIRE

Mestrando em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE; Especialista em Educação Especial pela Faculdade Frassinetti do Recife - FAFIRE; Graduado em Geografia pela Universidade de Pernambuco - UPE; Membro do Laboratório de Estudos Antropológicos do CAA/UFPE; Membro do Instituto de Estudos da América Latina da UFPE; Membro do Grupo de Estudos Pós-Coloniais e Teoria da Complexidade em Educação.

E-mail: deyvsonbsimoes@gmail.com

Gustavo Orsolon de Souza, UERJ / UFRRJ

Doutorando em História Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ/FFP. Graduado e Mestre em História pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

E-mail: cliogustavo@bol.com.br

Publicado

2022-01-30

Como Citar

SILVA, D. B. S. da .; SOUZA, G. O. de . A JUREMA SAGRADA NOS ESTUDOS ACADÊMICOS. Revista de História Bilros: História(s), Sociedade(s) e Cultura(s), [S. l.], v. 7, n. 15, 2022. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/bilros/article/view/7809. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS