NOS RASTROS DA HISTÓRIA CULTURAL E DAS SENSIBILIDADES:

O ACERVO SANDRA JATAHY PESAVENTO E SUA PRODUÇÃO HISTORIOGRÁFICA

Autores

  • Nádia Maria Weber Santos UFRGS
  • Maximiano Martins de Meireles UNEB

Palavras-chave:

História Cultural, Teoria e Metodologia, Sensibilidades, Arquivo Pessoal Intelectual, Sandra Jatahy Pesavento

Resumo

O artigo almeja apresentar reflexões contemporâneas sobre o campo da História Cultural, seus temas e fontes preferenciais, passando por suas questões teóricas e metodológicas de base. Neste caminho, aprofunda-se na História das Sensibilidades e exemplifica-se com materiais do acervo da historiadora Sandra Jatahy Pesavento, que está sob custódia do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul. A historiadora, produtora deste acervo (arquivo pessoal intelectual), produziu em 40 anos de trabalho uma obra vasta e importante para nossa historiografia (Porto Alegre, Rio Grande do Sul e Brasil), rumando da História Econômica de viés marxista para a História Cultural, cujos eixos/campos temáticos, nesta última, abordam, principalmente, questões sobre o urbano, sobre imagens, a relação História e Literatura, e o campo das Sensibilidades. No artigo, intenta-se discutir os contornos e a relevância que a História Cultural assume em sua obra, além de enfatizar o papel da referida historiadora para a difusão e consolidação da História Cultural no Brasil, criando um campo fecundo de estudos e de pesquisas.

Biografia do Autor

Nádia Maria Weber Santos, UFRGS

Dra. em História pela UFRGS, Membro pesquisadora do IHGRGS e curadora do Acervo Sandra Jatahy Pesavento nesta instituição, Bolsista de produtividade do CNPq.

E-mail:nnmmws@gmail.com

Maximiano Martins de Meireles, UNEB

Doutorando em Educação/UNEB, Estágio Sanduíche no IHGRGS, Acervo SJP, Bolsista FAPESB.

E-mail: maxymuus@hotmail.com

Publicado

2022-01-27

Como Citar

SANTOS, N. M. W.; MEIRELES, M. M. de. NOS RASTROS DA HISTÓRIA CULTURAL E DAS SENSIBILIDADES:: O ACERVO SANDRA JATAHY PESAVENTO E SUA PRODUÇÃO HISTORIOGRÁFICA. Revista de História Bilros: História(s), Sociedade(s) e Cultura(s), [S. l.], v. 5, n. 10, 2022. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/bilros/article/view/7804. Acesso em: 26 abr. 2024.