GESTOS, EMOÇÃO E DEVOÇÃO:

IMAGENS DO PADRE CÍCERO NO CORDEL

Autores

  • José Rodrigues Filho UFCG
  • Rosilene Alves de Melo UFCG

Palavras-chave:

Cultura visual, iconografia, literatura de cordel

Resumo

O presente artigo realiza um estudo da iconografia referente à figura do Padre Cícero. As imagens que são analisadas correspondem ao conjunto de quatro folhetos de cordel publicados entre os anos de 1973 e 1979. O enfoque se dá nas ressonâncias das imagens, nos gestos e nas fórmulas de emoção presentes na imagética do cordel. Para tanto, a pesquisa se apropria do conceito de Pathosformenl (fórmulas de emoção) desenvolvido pelo historiador da arte Aby Warburg (2005) e reutilizado pelo historiador Carlo Ginzburg (2014). Nesse sentido, a imagética do cordel potencializa sentidos, mensagens e memória. Dessa forma, o conceito de Pathosformenl é utilizado nas análises com o intuito de apresentar sua aplicabilidade na iconografia da literatura de cordel.

Biografia do Autor

José Rodrigues Filho, UFCG

Graduando no curso de Licenciatura Plena em História pela Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Formação de Professores (UFCG/CFP). Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em História e Cultura (GEPHC) vinculado ao CNPq. Bolsista de iniciação científica no projeto: “Memória Visual do Cordel no Brasil: uma análise iconográfica do acervo da UFCG”.

E-mail: rodriguesfilhojc@gmail.com

Rosilene Alves de Melo, UFCG

Professora da Universidade Federal de Campina Grande. Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em História e Cultura (GEPHC) vinculado ao CNPq. Orientadora do projeto: “Memória Visual do Cordel no Brasil: uma análise iconográfica do acervo da UFCG”.

E-mail: rosileneamelo@gmail.com

Publicado

2022-01-24

Como Citar

RODRIGUES FILHO, J.; MELO, R. A. de. GESTOS, EMOÇÃO E DEVOÇÃO: : IMAGENS DO PADRE CÍCERO NO CORDEL. Revista de História Bilros: História(s), Sociedade(s) e Cultura(s), [S. l.], v. 5, n. 09, 2022. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/bilros/article/view/7796. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS