“FORÇAR ESSES RUDES NEGROS DE ÁFRICA A TRABALHAR”:

TRABALHO, RAÇA E CIDADANIA NA LEGISLAÇÃO COLONIAL PORTUGUESA (1854-1928)

Autores

  • Ivan Sicca Gonçalves UNICAMP

Palavras-chave:

Trabalho Forçado, África de Colonização Portuguesa, Legislação, Trabalho

Resumo

Diante dos desafios e incertezas que envolveram a abolição da escravidão no Império Ultramarino Português no século XIX, houve intensa produção legal para regulação de novas formas de exploração do trabalho nas colônias portuguesas, que marcaria profundamente as relações sociais no interior das colônias em território africano até o fim do período colonial em 1975. Para além de discussões sobre a tipologia das relações de trabalho, esse texto procura, de forma breve, analisar a produção legislativa portuguesa que legitimou diversas formas de trabalho forçado em território colonial, focalizando, além de seus dispositivos legais, os embates e tensões políticas que envolveram a produção dos principais regulamentos de trabalho nas colônias nos séculos XIX e XX, que se muito relacionam aos impasses vividos para o legítimo acesso a cidadania dos trabalhadores negros em outras sociedades pós-emancipação.

Biografia do Autor

Ivan Sicca Gonçalves, UNICAMP

Graduando em História na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Bolsista PIBIC/CNPq. As reflexões presentes nesse texto analisam resultados de pesquisa de Iniciação Científica intitulada “A legislação sobre o trabalho forçado nas Áfricas portuguesas (séculos XIX a XX)”, financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) no período entre 2014 e 2016. Tal pesquisa fez parte do Projeto Temático "Entre a escravidão e o fardo da liberdade: os trabalhadores e as formas de exploração do trabalho em perspectiva histórica", organizado pelo Centro de Pesquisa em História Social da Cultura do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (CECULT/IFCH) da Unicamp. E-mail: ivansiccag@gmail.com

Publicado

2022-01-24

Como Citar

GONÇALVES, I. S. “FORÇAR ESSES RUDES NEGROS DE ÁFRICA A TRABALHAR”: : TRABALHO, RAÇA E CIDADANIA NA LEGISLAÇÃO COLONIAL PORTUGUESA (1854-1928). Revista de História Bilros: História(s), Sociedade(s) e Cultura(s), [S. l.], v. 5, n. 09, 2022. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/bilros/article/view/7791. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS