COLONOS VERSUS AGENTES PÚBLICOS

CONFLITOS NO FORNECIMENTO DAS “RAÇÕES” NO INICIO DA REPÚBLICA NO PARÁ

Autores

  • Francisnaldo Sousa dos Santos UFPA

Palavras-chave:

Colonos, Legislação, Conflitos, Estados

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar diversos conflitos entre colonos e autoridades públicas paraenses no início da República em decorrência do não cumprimento da legislação que regulava a entrega de gêneros alimentícios aos colonos nos diversos núcleos agrícolas criados ao longo da região Bragantina, Nordeste do Pará. Entre as décadas de 1870 e 1910 os diversos núcleos agrícolas foram criados pelas autoridades paraenses, assim como um conjunto de leis que definiam os direitos e deveres dos sujeitos envolvidos nos projetos de colonização, colonos nacionais ou estrangeiros. Tais conflitos revelam uma tênue fragilidade entre o Estado, através dos seus representantes em cada núcleo colonial, e os ocupantes dos espaços destinados ao incremento da produção agrícola. Além de periódicos e de mensagens dos governadores, também foi utilizado nessas análises outras fontes como relatórios da Secretara de Obras, Públicas, Terras e Viação, bem como ofícios e abaixo-assinados da mesma repartição pública.

Biografia do Autor

Francisnaldo Sousa dos Santos, UFPA

Doutorando em História Social da Amazônia pelo Programa de Pós-Graduação em História Social da Amazônia da Universidade Federal do Pará. E-mail: francisnaldosousa@hotmail.com

Publicado

2022-01-30

Como Citar

SANTOS, F. S. dos . COLONOS VERSUS AGENTES PÚBLICOS: CONFLITOS NO FORNECIMENTO DAS “RAÇÕES” NO INICIO DA REPÚBLICA NO PARÁ. Revista de História Bilros: História(s), Sociedade(s) e Cultura(s), [S. l.], v. 7, n. 15, 2022. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/bilros/article/view/7782. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS