ESTUDOS DE CAMPANHAS ELEITORAIS E CICLOS POLÍTICOS

A COMPREENSÃO SIMBÓLICA DA POLÍTICA – O CASO DE TASSO JEREISSATI

Autores

  • Emanuel Freitas da Silva UFC / UECE

Palavras-chave:

Ciclo Político, Disputas Políticas, Hegemonia

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar uma análise acerca das dimensões simbólicas da política. Para isso, toma como córpus de análise as disputas eleitorais majoritárias para o governo do Ceará e o Senado Federal durante a temporalidade em que Tasso Jereissati atuou como principal liderança política do estado. Discutindo as categorias de ciclo político, capital político, hegemonia e liderança, o texto revisita as eleições de 2002, 2006 e 2010 para discutir momentos de desgaste de Tasso, elaborando uma discussão analítica acerca dos processos de formação, consolidação e possibilidades de ocaso de uma persona política; ou seja, responder-se-á à seguinte questão: como se consolidam e entram em ocaso lideranças políticas em tempos de políticas midiatizadas? Pesquisa documental, bibliográfica e análise de conteúdo de programas eleitorais de televisão constituem o percurso metodológico do artigo.

Biografia do Autor

Emanuel Freitas da Silva, UFC / UECE

Doutor em Sociologia (UFC), professor assistente de Teoria Política (FACEDI/UECE), professor-colaborador do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas (UECE). Contato: emanuel.freitas@uece.br

Publicado

2022-01-30

Como Citar

SILVA, E. F. da . ESTUDOS DE CAMPANHAS ELEITORAIS E CICLOS POLÍTICOS: A COMPREENSÃO SIMBÓLICA DA POLÍTICA – O CASO DE TASSO JEREISSATI. Revista de História Bilros: História(s), Sociedade(s) e Cultura(s), [S. l.], v. 7, n. 15, 2022. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/bilros/article/view/7780. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS