ÁGUA, ENERGIA E ESTRADAS

POLÍTICAS DE COMBATE ÀS SECAS NO CEARÁ NOS GOVERNOS GETÚLIO VARGAS E JUSCELINO KUBITSCHEK.

Autores

  • Guilherme Esteves Galvão Lopes PPHPBC / CPDOC/ FGV / PPGH / UERJ

Palavras-chave:

Ceará, DNOCS, Nordeste, Nacional-Desenvolvimentismo, Secas

Resumo

A análise deste artigo está voltada para as políticas de combate às secas no estado do Ceará, em especial no segundo governo de Getúlio Vargas (1951-1954) e no mandato de Juscelino Kubitschek (1956-1961), com base no tripé água, energia elétrica e infraestrutura de rodovias e estradas. Neste contexto, pesquisaremos o caso específico do Açude Araras e a atuação do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS) neste conjunto de ações do Poder Público.

Biografia do Autor

Guilherme Esteves Galvão Lopes, PPHPBC / CPDOC/ FGV / PPGH / UERJ

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em História, Política e Bens Culturais da Fundação Getúlio Vargas (PPHPBC/CPDOC/FGV). Orientador: Prof. Dr. Jairo Cesar Marconi Nicolau. Mestre em História Política pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGH/UERJ). E-mail: guilhermegalvaolopes@gmail.com

Publicado

2022-01-30

Como Citar

LOPES, G. E. G. . ÁGUA, ENERGIA E ESTRADAS: POLÍTICAS DE COMBATE ÀS SECAS NO CEARÁ NOS GOVERNOS GETÚLIO VARGAS E JUSCELINO KUBITSCHEK. Revista de História Bilros: História(s), Sociedade(s) e Cultura(s), [S. l.], v. 7, n. 15, 2022. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/bilros/article/view/7779. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS