MENORES, ESCRAVOS E INGÊNUOS NA LEGISLAÇÃO OITOCENTISTA

Autores

  • Emerson Benedito Ferreira UFSCAR

Palavras-chave:

Legislação Oitocentista, Crianças e Adolescentes, Infância, Escravos, Pobreza

Resumo

A proposta deste artigo consiste em fazer uma breve cartografia da Legislação Brasileira Oitocentista. No compêndio, busca-se de alguma forma localizar na letra da lei, particularidades e singularidades dadas pelo direito daquele momento histórico às crianças e aos adolescentes pobres e escravizados face aos mais abastados.

Biografia do Autor

Emerson Benedito Ferreira , UFSCAR

Mestre e Doutor (bolsista CNPq) em Educação pela Universidade Federal de São Carlos na linha de pesquisa Educação, Cultura e Subjetividade. O autor desenvolve investigações vinculadas à linha de pesquisa Diferenças: relações étnico-raciais, de gênero e etária e participa do grupo de estudos sobre a criança, a infância e a educação infantil: políticas e práticas da diferença. ORCID Id: https://orcid.org/0000-0002-8207-0760

Publicado

2022-01-30

Como Citar

FERREIRA , E. B. . MENORES, ESCRAVOS E INGÊNUOS NA LEGISLAÇÃO OITOCENTISTA. Revista de História Bilros: História(s), Sociedade(s) e Cultura(s), [S. l.], v. 7, n. 15, 2022. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/bilros/article/view/7777. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS