APRESENTAÇÃO

Autores

  • Erica Souza Pinto UECE

Palavras-chave:

Apresentação

Resumo

Caro leitores/as, é com imenso prazer e contentamento, que nós da equipe editorial da “Revista de História Bilros: História(s), Sociedade(s) e Cultura(s)”, trazemos para vocês a nossa 15a edição. Essa, por sua vez, é a segunda edição de nosso sétimo volume, organizada com todo zelo para o seu deleite. O periódico em questão é resultado dos esforços contínuos empreendidos por discentes dos cursos de graduação em História e do Mestrado Acadêmico em História (MAHIS) da Universidade Estadual do Ceará (UECE), bem como de doutorandos/as egressos/as desta referida instituição pública de ensino, que agora integram outros Programas de Pós-Graduação em diversas Universidades. Dividimos com vocês esta edição composta por quinze artigos livres e uma resenha.

Apresentar cada trabalho posto na revista não se dissocia do entendimento da atual conjuntura política em que vivemos. Diante o desmonte sistemático da educação através de cortes orçamentários, contingenciamentos e desvalorização constante do processo de ensino/aprendizagem e pesquisa nas mais distintas áreas, principalmente, no seio da universidade pública, é de extrema importância incentivar e valorizar o ofício do/a historiador/a de trazer a luz do presente os fatos encobertos pelas brumas do passado. Muito embora, o atual poder político nacional insista em deslegitimar e contestar fatos historicamente comprovados, RESISTIREMOS!

Biografia do Autor

Erica Souza Pinto, UECE

Graduada em História Pela Universidade Estadual do Ceará. Mestra em História e Culturas pelo Mestrado Acadêmico em História da Universidade Estadual do Ceará (MAHIS/ UECE). Pesquisadora no grupo de pesquisa em Prática Urbanas(GPUR)- UECE, no projeto "Capitalismo e civilização nas cidades do Estado do Ceará (1860-1930)", aprovado na "Chamada Pública MCT/CNPq/MEC/CAPES - Transversal n 06/2011 - Casadinho/Procad, processo: 552714/2011-9, desde 2012. Integrante do Eixo-Temático: Cultura Material, Produção e Consumo de Mercadorias, e do Grupo de trabalho História em Movimento (2011-atual) Interessa-se pela área de História Social e História Cultural. Atua principalmente nos seguintes temas:Cultura Material, Moda e Vestimenta; Distinção Social, Tradução Cultural, Cidade, Hábitos e Consumo. Integrante do Corpo Editorial da Revista Bilros: História(s), Sociedade(s) e Cultura(s)- Revista Eletrônica dos discentes da Graduação e do Mestrado de História da Universidade Estadual do Ceará.

Publicado

2022-01-30

Como Citar

PINTO, E. S. APRESENTAÇÃO. Revista de História Bilros: História(s), Sociedade(s) e Cultura(s), [S. l.], v. 7, n. 15, 2022. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/bilros/article/view/7776. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

APRESENTAÇÃO