O NATIVISMO NA AMÉRICA PORTUGUESA: MARCELINO PEREIRA CLETO E SUA DISSERTAÇÃO A RESPEITO DA CAPITANIA DE SÃO PAULO

Autores

  • Carlos Eduardo Nicolette Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

Nativismo, Capitania de São Paulo, Vila de Santos, Economia Paulista

Resumo

As pesquisas sobre a história de São Paulo têm aumentado nos últimos anos e um dos focos de investigação tem sido os integrantes da cultura letrada. Assim, as memórias históricas do século XVIII são um grande amparo desses trabalhos históricos. Utilizou-se para esta pesquisa uma dessas memórias, a Dissertação a respeito da Capitania de São Paulo e sua decadência, de Marcelino Pereira Cleto. Este artigo sugere a existência de traços considerados nativistas na obra de Cleto, isto é, ideias e sugestões do autor para valorizar a economia local da colônia, sendo que o autor indica políticas de privilégios à Capitania de São Paulo e de interesses da Coroa portuguesa. Assim, o manuscrito será a base de nossa pesquisa, a qual se preocupa em debater o uso do termo nativismo por historiadores, bem como identificar trechos que contenham perspectivas nativistas na dissertação de Marcelino Pereira Cleto.

Biografia do Autor

Carlos Eduardo Nicolette, Universidade de São Paulo

Graduando em História pela Universidade de São Paulo. É integrante do Centro de Estudos de Demografia Histórica da América Latina (CEDHAL)

E-mail: carlos.nicolette@usp.br

Publicado

2022-01-24

Como Citar

NICOLETTE, C. E. O NATIVISMO NA AMÉRICA PORTUGUESA: MARCELINO PEREIRA CLETO E SUA DISSERTAÇÃO A RESPEITO DA CAPITANIA DE SÃO PAULO. Revista de História Bilros: História(s), Sociedade(s) e Cultura(s), [S. l.], v. 5, n. 09, 2022. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/bilros/article/view/7775. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS