O INTELECTUAL E O PODER NA VISÃO DE MICHEL FOUCAULT

Autores

  • Isadora Mutarelli UNESP

Palavras-chave:

Intelectual, Poder, Microfísica, Biopoder, Foucault

Resumo

O poder nunca foi teorizado por Michel Foucault. Para ele, o poder não era algo unitário, globalizante, mas sim heterogêneo, histórico e em constante transformação. Assim, este artigo propõe-se demonstrar qual é a concepção foucaultiana de intelectual e sua relação com o esfacelamento dos poderes. Para tal, utilizaremos como referência o conceito intelectual, trabalhado por Michel Foucault em sua obra Microfísica do poder, demonstrando que o papel do intelectual, atualmente, é de separar o poder da verdade de suas formas hegemônicas (sociais, culturais e econômicas); e a única forma do intelectual não estar ligado ao poder é se desvinculando da sua identidade profissional e de sua classe.

Biografia do Autor

Isadora Mutarelli, UNESP

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP) – Campus Franca. Bolsista CAPES.

E-mail: isadora.mutarelli@hotmail.com

Publicado

2022-01-24

Como Citar

MUTARELLI, I. O INTELECTUAL E O PODER NA VISÃO DE MICHEL FOUCAULT. Revista de História Bilros: História(s), Sociedade(s) e Cultura(s), [S. l.], v. 5, n. 09, 2022. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/bilros/article/view/7769. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS