A ATUAÇÃO DO PARTIDO DOS TRABALHADORES NOS CASOS COLÉGIO ELEITORAL E MENSALÃO:

DAS ORIENTAÇÕES PARTIDÁRIAS AS PROPOSTAS INDIVIDUALIZADAS

Autores

  • Glauber Eduardo Cruz UFMG

Palavras-chave:

Colégio Eleitoral, Mensalão, Partido dos Trabalhadores

Resumo

O texto tem o objetivo de analisar como foi a atuação do Partido dos Trabalhadores nos casos Colégio Eleitoral e Mensalão, por meio das orientações partidárias e dos discursos dos parlamentares. As fontes utilizadas são as resoluções de encontros e congressos do PT e os discursos encontrados no Diário do Congresso Nacional, Diários da Câmara dos Deputados e Diários do Senado, disponíveis no site da Câmara dos Deputados e do Senado Federal. Na perspectiva metodológica, o método da análise de discurso feito é baseado na construção de valores sociais por meio das linguagens políticas, dos atores e dos contextos históricos, linguísticos e políticos. Os discursos dos parlamentares e as orientações partidárias se alteram no conteúdo e na prática discursiva nos casos analisados: da crítica enfática ao pacto das elites e a não participação dos trabalhadores na transição política na década de 1980 às propostas individuais de cada parlamentar para a solução do Mensalão.

Biografia do Autor

Glauber Eduardo Cruz, UFMG

Docente do Estado de Minas Gerais. Mestre em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Especialista em História & Culturas Políticas pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Graduado em História pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH).

E-mail: glaubereduardoribeirocruz@gmail.com

Publicado

2022-01-24

Como Citar

CRUZ, G. E. A ATUAÇÃO DO PARTIDO DOS TRABALHADORES NOS CASOS COLÉGIO ELEITORAL E MENSALÃO: : DAS ORIENTAÇÕES PARTIDÁRIAS AS PROPOSTAS INDIVIDUALIZADAS. Revista de História Bilros: História(s), Sociedade(s) e Cultura(s), [S. l.], v. 5, n. 09, 2022. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/bilros/article/view/7768. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS