PARTIDO POLÍTICO, ELEIÇÕES E DITADURA MILITAR:

A ALIANÇA RENOVADORA NACIONAL (ARENA) NA PARAÍBA (1966-1968)

Autores

  • Dmitri da Silva Bichara Sobreira UFMG

Palavras-chave:

Eleições, ditadura militar, ARENA, Paraíba, cultura política

Resumo

O presente artigo tem como proposta discutir o funcionamento do sistema eleitoral brasileiro durante os primeiros anos de ditadura militar (1966 e 1968). O objeto de pesquisa escolhida para a análise é Aliança Renovadora Nacional (ARENA), partido político criado durante o regime autoritário para lhe dar sustentação, especificamente sua secção regional no estado da Paraíba. A ideia é analisar, através da ARENA, a continuidade de uma série de práticas, tradições e representações políticas – características que formam a chamada “cultura política brasileira” – predominantes na vida política brasileira desde antes da formação de seu Estado nacional, durante a ditadura militar.

Biografia do Autor

Dmitri da Silva Bichara Sobreira, UFMG

Doutorando em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e mestre em História pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

E-mail: dmitri_bichara@hotmail.com

Publicado

2022-01-24

Como Citar

SOBREIRA, D. da S. B. PARTIDO POLÍTICO, ELEIÇÕES E DITADURA MILITAR: : A ALIANÇA RENOVADORA NACIONAL (ARENA) NA PARAÍBA (1966-1968). Revista de História Bilros: História(s), Sociedade(s) e Cultura(s), [S. l.], v. 5, n. 09, 2022. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/bilros/article/view/7767. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS