O NORDESTE EM MOVIMENTO:
A REGIÃO CANTADA SOB O OLHAR DA BANDA DONA ZEFINHA
Palavras-chave:
Banda Dona Zefinha, Nordeste, hibridização, apropriação culturalResumo
Este artigo versa sobre o processo de apropriação cultural exposto no campo musical brasileiro, os sujeitos participantes deste processo recriam e reelaboram novas identidades no percurso de sua trajetória artística transitando mais livremente em meio a estéticas que atravessam o local/nacional/internacional. O campo empírico desta pesquisa se constitui no estudo de caso de uma banda integrante do cenário musical cearense intitulada como Banda Dona Zefinha, nessa perspectiva a proposta deste artigo busca compreender como o Nordeste é retratado por este coletivo de artistas, os quais se apropriam de símbolos culturais associados historicamente a essa região, recriando os mesmos, por meio de linguagens e performances específicas. A banda Dona Zefinha surgiu no cenário público cearense em 2001, o grupo buscou unir folguedos nordestinos, a partir da musicalidade inspiradas em bandas cabaçais e entrecortadas com muito humor, além de exibir outras influências claras de bandas latino-americanas, árabes e medievais. Os dados aqui apresentados foram colhidos por meio de observação durante os shows da banda, entrevistas com os músicos, material fonográfico e meios virtuais pelos quais estes sujeitos compartilham a partir de um viés qualitativo, além de um amplo referencial bibliográfico como ferramenta de análise.
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