WOMANLAND

AS QUESTÕES DE GÊNERO E AS CONCEPÇÕES HISTÓRICAS NA OBRA HERLAND E WITH HER IN OURLAND

Autores

  • Mariana Fujikawa UFPR

Palavras-chave:

Charlotte Perkins Stetson Gilman, Escritas Feministas, Herland, Clube Heterodoxo Feminino

Resumo

Charlotte Perkins Stetson Gilman nasceu em 1860 e faleceu em 1935. Esta autora é considerada como uma pioneira na escrita feminina utópica. Fazendo parte de um Clube Heterodoxo Feminino, a autora, com outras mulheres consideradas “não ortodoxas”. Influenciada por este grupo, e pela sua própria experiência na sociedade como mulher, sua obra implica, nesse sentido, em uma crítica social e em uma busca por melhores condições para as mulheres. A obra aqui retratada, Herland, foi escrita em 1915. Gilman, tendo vivido em um contexto de expedições imperialistas, reflete isso nessa obra. Percebe-se que muitos aspectos mostram-se presentes na obra, como o imperialismo, o nacionalismo, as diferenças de religião, assim como as visões da história, de progresso, e propostas de utopias, de diferentes formas de sociedades, que, como afirma Fancourt, sempre buscam mudanças e transformações na realidade.

Biografia do Autor

Mariana Fujikawa, UFPR

Aluna de graduação de História (Licenciatura e Bacharelado) da Universidade Federal do Paraná. Atualmente participa como bolsista do Programa Instituição de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e como voluntária do programa de Iniciação Científica da mesma universidade. Participa, também, do programa de extensão Cultura Material e Gênero: a História das Mulheres no Museu Paranaense. Participou do Programa de Ensino Tutorial (PET) como voluntária e bolsista.

Email: mari.fujikawa97@gmail.com.

Publicado

2022-01-27

Como Citar

FUJIKAWA, M. . WOMANLAND: AS QUESTÕES DE GÊNERO E AS CONCEPÇÕES HISTÓRICAS NA OBRA HERLAND E WITH HER IN OURLAND. Revista de História Bilros: História(s), Sociedade(s) e Cultura(s), [S. l.], v. 6, n. 11, 2022. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/bilros/article/view/7761. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS