CUIDAR DO LAR... E DA PÁTRIA

O VOTO FEMININO EM PERNAMBUCO NAS ELEIÇÕES DE 1933

Autores

  • Marcelo Melo da Silva UFRPE

Palavras-chave:

Voto, Feminismo, Pernambuco

Resumo

Algumas mulheres participaram da campanha eleitoral de 1933 como candidatas no país, após a legitimação desse direito pelo Código Eleitoral de 1932. Em Pernambuco, duas feministas não apenas foram às urnas, mas também foram candidatas no processo que escolheria os representantes constituintes para a segunda Carta republicana no Brasil. Analisamos esse período, principalmente, por meio de periódicos do Recife como o Diario de Pernambuco e o Jornal Pequeno e também através da documentação pessoal das líderes feministas. Sob nosso ponto de vista, o trabalho pretende contribuir para uma maior reflexão e compreensão da história política de Pernambuco e do feminismo da época.

Biografia do Autor

Marcelo Melo da Silva, UFRPE

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em História Social da Cultura Regional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). E-mail: marcelomelo.historia@yahoo.com.br

Publicado

2022-01-21

Como Citar

SILVA, M. M. da. CUIDAR DO LAR... E DA PÁTRIA: O VOTO FEMININO EM PERNAMBUCO NAS ELEIÇÕES DE 1933. Revista de História Bilros: História(s), Sociedade(s) e Cultura(s), [S. l.], v. 5, n. 08, 2022. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/bilros/article/view/7752. Acesso em: 21 maio. 2022.

Edição

Seção

ARTIGOS