O PÓS-COLONIALISMO

POR UMA NOVA EPISTEMOLOGIA DAS CIÊNCIAS SOCIAIS NO SUL

Autores

  • Alexandre de Brito Alves UFPA

Palavras-chave:

Ciências Sociais, Epistemologia do sul, Pós-colonialismo

Resumo

O objetivo desse artigo é pontuar e analisar algumas ideias de autores pós-coloniais à construção de uma nova epistemologia às ciências sociais no sul. Com efeito, a luz das interpretações de Boaventura Santos, Sérgio Costa, José Vicente Tavares et al; Adelia Maria Mglievich-Ribeiro e Guilherme Francisco Waterloo Radomosky, tenta-se entrever as bases necessárias a compreensão dessa categoria de análise. À vista disso é importante altercar sobre o que sejam os estudos pós-coloniais e como corroboram a novas temáticas no campo das ciências sociais.

Biografia do Autor

Alexandre de Brito Alves, UFPA

Graduado em História pela Universidade Federal do Pará (UFPA). É mestrando em Sociologia pela Universidade Federal do Para (UFPA). E-mail: alexandrehistoria2010@yahoo.com.br

Publicado

2022-01-21

Como Citar

ALVES, A. de B. O PÓS-COLONIALISMO: POR UMA NOVA EPISTEMOLOGIA DAS CIÊNCIAS SOCIAIS NO SUL. Revista de História Bilros: História(s), Sociedade(s) e Cultura(s), [S. l.], v. 5, n. 08, 2022. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/bilros/article/view/7742. Acesso em: 21 maio. 2022.

Edição

Seção

ARTIGOS