ROBERT MUCHEMBLED

O HISTORIADOR DOS GESTOS DO PASSADO HISTÓRICO

Autores

  • Geraldo Pieroni Universidade Paris-Sorbonne, Universidade Tuiuti do Paraná

Palavras-chave:

Muchembled, História, Antropologia, Gestos do passado

Resumo

O francês Robert Muchembled é mundialmente conhecido pelos seus estudos alicerçados sobre a interseção da história cultural e das ciências sociais. Especialista nos tempos modernos, o historiador focou, com original interpretação, a cultura popular, a violência, a justiça, a feitiçaria, os costumes e os gestos do passado histórico. Este artigo reflete sobre o papel do historiador que colhe nos costumes e atitudes do passado o promissor diálogo com a Antropologia do poder, a História social e o interacionismo, o qual impetra uma dialética das interações com o outro e com o meio, como desencadeador da construção sócio-cognitiva e cultural de uma determinada época.

Biografia do Autor

Geraldo Pieroni, Universidade Paris-Sorbonne, Universidade Tuiuti do Paraná

Doutor em História da Civilização do Ocidente Moderno, Universidade Paris-Sorbonne (Paris IV). Professor do Programa de Mestrado e Doutorado em Comunicação e Linguagem da Universidade Tuiuti do Paraná E-mail: geraldopieroni@yahoo.com

Publicado

2022-01-21

Como Citar

PIERONI, G. ROBERT MUCHEMBLED: O HISTORIADOR DOS GESTOS DO PASSADO HISTÓRICO. Revista de História Bilros: História(s), Sociedade(s) e Cultura(s), [S. l.], v. 5, n. 08, 2022. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/bilros/article/view/7740. Acesso em: 21 maio. 2022.

Edição

Seção

ARTIGOS