HISTÓRIA DIVERTIDA – PASSATEMPOS COMO METODOLOGIA

Autores

  • Mariana Cardoso de Sousa UNIP

Palavras-chave:

História, Passatempo, Jogos

Resumo

Sou professora de História há 10 anos e há 07 atuo na rede estadual de ensino do Estado do Rio de Janeiro. Atualmente, trabalho com turmas do Ensino Médio regular e com a modalidade CEJA (jovens e adultos). Este trabalho, porém, foi desenvolvido com a modalidade regular. Trata-se de usar passatempos como metodologia e não como instrumento e incluir jogos (com tabuleiros em tamanho grande para que os alunos andem sobre eles) nos processos avaliativos que culminaram em uma Olimpíada de História, composta por quatro jogos melhor explicados a frente. Deste trabalho (elaborado ao longo de uma década) uma coleção de três volumes intitulada Jogos de História, publicada pela editora Clube de Autores em 2016. Além disso, montei um grupo (chamado História Divertida) no Facebook no qual publico, semanalmente, uma atividade do livro. Esta atividade está em Power Point e pode ser usada diretamente em sala de aula. Ali o professor conta com objetos digitais (mapas, imagens etc.) e materiais complementares para a aula do respectivo tema.

Biografia do Autor

Mariana Cardoso de Sousa, UNIP

Graduação em História (Licenciatura Plena) na Faculdade de Filosofia Santa Dorotéia em Nova Friburgo/RJ e Pós-graduação em Formação de Professores para o Ensino Superior na Universidade Paulista UNIP - São Paulo/SP.

Email: maricasousa@hotmail.com.

Publicado

2022-01-27

Como Citar

SOUSA, M. C. de . HISTÓRIA DIVERTIDA – PASSATEMPOS COMO METODOLOGIA. Revista de História Bilros: História(s), Sociedade(s) e Cultura(s), [S. l.], v. 6, n. 11, 2022. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/bilros/article/view/7739. Acesso em: 27 dez. 2024.

Edição

Seção

EXPERIÊNCIA DE ENSINO