ENTRE PAPEIS, REPRESENTAÇÕES E DISCURSOS

O ACERVO DOCUMENTAL DO MUSEU HISTÓRICO VISCONDE DE SÃO LEOPOLDO E AS MUDANÇAS NA HISTORIOGRAFIA SOBRE A IMIGRAÇÃO ALEMÃ NO SUL DO BRASIL

Autores

  • Rodrigo Luis dos Santos UNISINOS

Palavras-chave:

Acervo Documental, Museus, Historiografia, Imigração Alemã

Resumo

O objetivo do presente texto é tecer algumas considerações sobre a trajetória de um espaço de memória acerca da imigração alemã no Sul do Brasil e as mudanças ocorridas na mentalidade e nas abordagens dadas ao seu acervo documental, de maneira especial nos últimos anos. Essa mudança está intimamente vinculada com a própria redefinição da história da imigração alemã, com novos enfoques e perspectivas teóricas e metodológicas sobre o tema. A partir desta perspectiva, é necessária, além de analisar os processos que implicaram nessas mudanças de discursos e percepções, também fornecer subsídios qualificados para a própria historicização deste acervo de do local onde está salvaguardado, tendo em vista que, em muitos casos, as informações sobre a aquisição e estruturação destes acervos são escassas ou contraditórias.

Biografia do Autor

Rodrigo Luis dos Santos, UNISINOS

Doutorando em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS. Professor dos cursos de graduação em História, Geografia e Pedagogia do Instituto Superior de Educação Ivoti e professor de História no Colégio Cenecista Felipe Tiago Gomes e Escola Cenecista Estância Velha.

E-mail: rluis.historia@gmail.com.

Publicado

2022-01-27

Como Citar

SANTOS, R. L. dos. ENTRE PAPEIS, REPRESENTAÇÕES E DISCURSOS: O ACERVO DOCUMENTAL DO MUSEU HISTÓRICO VISCONDE DE SÃO LEOPOLDO E AS MUDANÇAS NA HISTORIOGRAFIA SOBRE A IMIGRAÇÃO ALEMÃ NO SUL DO BRASIL. Revista de História Bilros: História(s), Sociedade(s) e Cultura(s), [S. l.], v. 6, n. 11, 2022. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/bilros/article/view/7731. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS