DUAS FACES DA SUPRESSÃO DA EXPERIÊNCIA HISTÓRICA

Autores

  • Leonardo Luiz Silveira da Silva UFMG/PUC - MG

Palavras-chave:

Cultura, Identidades, Experiência Histórica, Alteridade

Resumo

As interlocuções interculturais como também aquelas que envolvem as identidades podem exibir a supressão da experiência histórica. Esta expressão se refere à desconsideração da experiência histórica como elemento constituinte das culturas e identidades. Quando ocorre a supressão da experiência histórica, o interlocutor terá o exercício da alteridade fragilizado. O artigo em questão problematiza as supressões da experiência histórica, refletindo sobre as suas consequências e sugerindo para as mesmas duas categorias: a macro, que envolveria um indivíduo e uma coletividade; e a micro, que envolveria o embate entre dois indivíduos. Distintas em suas assimetrias e em seus métodos, a macro e a micro supressões das experiências históricas foram inspirados em princípios pós-coloniais, mais precisamente na descrição dogmática do Orientalismo, feita por Edward Saïd.

Biografia do Autor

Leonardo Luiz Silveira da Silva, UFMG/PUC - MG

Graduado em Geografia (UFMG), Especialista em gestão de políticas sociais, mestre em Relações Internacionais e Doutor em Geografia pela (PUC-Minas). Email: leoluizbh@hotmail.com

Publicado

2022-01-27

Como Citar

SILVA, L. L. S. da . DUAS FACES DA SUPRESSÃO DA EXPERIÊNCIA HISTÓRICA. Revista de História Bilros: História(s), Sociedade(s) e Cultura(s), [S. l.], v. 6, n. 11, 2022. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/bilros/article/view/7729. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS