“MADE IN MIAMI”

A (RE)CONSTRUÇÃO DA TRAJETÓRIA DA CANTORA CAMILA CABELLO ATRAVÉS DE UMA CINEBIOGRAFIA.

Autores

  • Igor Lemos Moreira UDESC

Palavras-chave:

Cinebiografia, Camila Cabello, Música Pop, História do Tempo Presente

Resumo

A cinebiografia “Made in Miami - (Artist Spotlight Story) - Camila Cabello”, lançada em 27 de Fevereiro de 2018 é o primeiro documentário feito sobre a vida da cantora de ascendência cubana Camila Cabello. O presente trabalho analisa essa primeira produção que tem como tema principal a trajetória pessoal e artista da cantora que inicia seu processo de migração para os Estados Unidos. De maneira linear, se observa que a cinebiografia, enquanto um gênero de documentário, procura construir uma determinada narrativa sobre a vida da artista articulando depoimentos, imagens e sons. Nesse sentido, o trabalho se divide em três sessões que abarcam alguns dos vários elementos que permeiam o documentário. Em um primeiro momento são levantados alguns aspectos sobre a noção de cinebiografia e a escrita da História. Em seguida se analisa a construção da narrativa de Made In Miami, com ênfase no uso dos depoimentos e da construção de representações sobre a cantora. Por fim, se discute o uso da sonoplastia na cinebiografia através da noção de paisagem sonora.

Biografia do Autor

Igor Lemos Moreira, UDESC

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em História da Universidade do Estado de Santa Catarina. Bolsista CAPES-DS e Integrante do Laboratório de Imagem e Som.

E-mail: igorlemoreira@gmail.com

Publicado

2022-01-30

Como Citar

MOREIRA, I. L. . “MADE IN MIAMI”: A (RE)CONSTRUÇÃO DA TRAJETÓRIA DA CANTORA CAMILA CABELLO ATRAVÉS DE UMA CINEBIOGRAFIA. Revista de História Bilros: História(s), Sociedade(s) e Cultura(s), [S. l.], v. 7, n. 14, 2022. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/bilros/article/view/7726. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS