O CULTO FESTIVO AO SENHOR DO BONFIM DE OUTRORA

ASPECTOS E FORMAS DA PARTICIPAÇÃO POPULAR

Autores

  • Francisco Antonio Nunes Neto UFBA

Palavras-chave:

Bahia, Salvador, Festa, Cultura, Tradição, Identidade

Resumo

O artigo apresenta alguns elementos do culto festivo ao Senhor do Bonfim em Salvador, capital baiana, tal como acontecia mais fortemente até os finais dos anos 1980. Neste sentido, compõe esta análise, alguns elementos e algumas formas de participação popular na festa que, aos nossos dias inexistem, não compondo mais, por assim dizer, a programação desta prática cultural festiva, como por exemplo, os Ternos e os Ranchos que, como se verá ao longo da leitura, perderam o fôlego no tempo de sua história na conjuntura de finais da década de oitenta do século XX dando lugar a outras manifestações e formas de participação que anunciavam a chegada de novos tempos na festa, esta, no contexto em questão, atravessada por um vigoroso processo de reconfiguração.

Biografia do Autor

Francisco Antonio Nunes Neto, UFBA

Doutor em Cultura e Sociedade (UFBA/IHAC, 2014), Mestre em História Social (UFBA/FFCH, 2005), Especialista em Educação e Desigualdades Raciais (UFBA/CEAO, 2004) e Licenciado em História (UEFS, 1999). Professor Adjunto I no Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Paulo Freire (IHACPF); Docente e Vice-Coordenador do Mestrado Profissional em Ensino e Relações Étnico-Raciais (PPGER) da Universidade Federal do Sul da Bahia onde também atua como líder do Grupo de Pesquisa Práticas e Representações Culturais em um Lugar no Mundo. É membro do Grupo de Pesquisa O Som do Lugar e o Mundo (UFBA), do coletivo Culturas e Festas (CULT/UFBA) e do NEAB - Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (UFSB). Email: xicco7@hotmail.com

Publicado

2022-01-27

Como Citar

NETO, F. A. N. . O CULTO FESTIVO AO SENHOR DO BONFIM DE OUTRORA: ASPECTOS E FORMAS DA PARTICIPAÇÃO POPULAR. Revista de História Bilros: História(s), Sociedade(s) e Cultura(s), [S. l.], v. 6, n. 11, 2022. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/bilros/article/view/7724. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS