A FOLIA DE SÃO TOMÉ COMO TRAÇO ÉTNICO DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA EM UMA VISÃO DE POPULAÇÕES CLASSIFICADAS COMO TRADICIONAIS

Autores

  • Leandro de Castro Tavares UNICENTRO
  • Oseias de Oliveira UNICENTRO-PR

Palavras-chave:

História, Práticas de Tradição, Folia

Resumo

Este artigo objetiva apresentar um debate a respeito das folias de santo, como traço étnico da cultura afro-brasileira, na perspectiva das populações classificadas como tradicionais, em Óbidos, no Estado do Pará. Também, pretende refletir a respeito das perspectivas históricas em torno do conceito de população tradicional, de folia e sua caracterização, em Óbidos e, por fim, enfatizar a diferenciação entre folias de santo e festa do santo padroeiro na comunidade.

Biografia do Autor

Leandro de Castro Tavares, UNICENTRO

Mestre em História pela Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO. Integrante do grupo de pesquisa Estudos em História Cultural da Universidade Estadual do Centro- Oeste.

E-mail: tavaresleo23@gmail.com

Oseias de Oliveira, UNICENTRO-PR

Professor Adjunto, Departamento de História (Irati-PR) e Programa de Pós-graduação em História, UNICENTRO-PR.

E-mail: Oseias50@yahoo.com.br

Publicado

2022-01-30

Como Citar

TAVARES, L. de C. .; OLIVEIRA, O. de . A FOLIA DE SÃO TOMÉ COMO TRAÇO ÉTNICO DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA EM UMA VISÃO DE POPULAÇÕES CLASSIFICADAS COMO TRADICIONAIS. Revista de História Bilros: História(s), Sociedade(s) e Cultura(s), [S. l.], v. 7, n. 14, 2022. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/bilros/article/view/7718. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS