ENSAIO PARA UM ENSINO TEÓRICO E POÉTICO DO SABER

Autores

  • Antônio Elionardo da Silva Saraiva UECE

Palavras-chave:

Teoria, Ensino, História

Resumo

Um ensaio teórico que reflete as experiências realizadas na monitoria acadêmica da disciplina de Teorias da História II, no curso de Licenciatura em História da Universidade Estadual do Ceará (UECE). O projeto curricular da disciplina consiste no modo como a historiografia contemporânea vem transformando o seu campo discursivo com novas práticas de pesquisa, as quais necessitam de diálogos com os domínios teóricos que emergem em outras ciências humanas. A partir disso, as reflexões de Jacques Rancière e Cezar Migliorin ajudaram a pensar uma formação teórica como uma pedagogia-máquina, produzida coletivamente por atores e saberes de diversas culturas-naturezas. Uma formação que não objetive a teoria apenas para fins de uma produção historiográfica científica e acadêmica, mas que proporcione aos estudantes as condições para a criação de novas poéticas do saber em diversos espaços-tempos de atuação.

Biografia do Autor

Antônio Elionardo da Silva Saraiva, UECE

Graduando no curso de Licenciatura em História pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). No período de escrita do texto, foi bolsista do Programa de Monitoria Acadêmica (PROMAC) na disciplina de Teorias da História II, ministrada pelo professor Dr. Erick Assis de Araújo. E-mail: elionardossilva@gmail.com

Publicado

2022-01-14

Como Citar

SARAIVA, A. E. da S. . ENSAIO PARA UM ENSINO TEÓRICO E POÉTICO DO SABER. Revista de História Bilros: História(s), Sociedade(s) e Cultura(s), [S. l.], v. 3, n. 05, 2022. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/bilros/article/view/7697. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

EXPERIÊNCIA DE ENSINO