ENSAIO PARA UM ENSINO TEÓRICO E POÉTICO DO SABER
Palavras-chave:
Teoria, Ensino, HistóriaResumo
Um ensaio teórico que reflete as experiências realizadas na monitoria acadêmica da disciplina de Teorias da História II, no curso de Licenciatura em História da Universidade Estadual do Ceará (UECE). O projeto curricular da disciplina consiste no modo como a historiografia contemporânea vem transformando o seu campo discursivo com novas práticas de pesquisa, as quais necessitam de diálogos com os domínios teóricos que emergem em outras ciências humanas. A partir disso, as reflexões de Jacques Rancière e Cezar Migliorin ajudaram a pensar uma formação teórica como uma pedagogia-máquina, produzida coletivamente por atores e saberes de diversas culturas-naturezas. Uma formação que não objetive a teoria apenas para fins de uma produção historiográfica científica e acadêmica, mas que proporcione aos estudantes as condições para a criação de novas poéticas do saber em diversos espaços-tempos de atuação.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Antônio Elionardo da Silva Saraiva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.