O ROÇADO COMO PAISAGEM DE UM ESPAÇO HISTORICAMENTE CONSTRUÍDO

RELAÇÕES DE SOLIDARIEDADE NA PLURALIDADE

Autores

  • Angela Rebelo da Silva Arruda UFAM

Palavras-chave:

Roçado, Indígena, Solidariedade

Resumo

Em Novo Airão, a prática do roçado é um significativo elemento de interação entre homens e mulheres indígenas oriundos de diversas partes da Amazônia, aqui abordados a partir dos seus modos de vida. Em rede interétnica de solidariedade, eles procuram permanecer unidos, apesar das diferenças, na luta por seus direitos enquanto povos diferenciados, a exemplo, a criação de uma organização indígena por eles já conquistada. No entanto, isto não é tarefa fácil, uma vez que estão fora dos seus territórios de origem e assim desafiam a sociedade nacional e a própria historiografia para refletirem sobre esta questão.

Biografia do Autor

Angela Rebelo da Silva Arruda, UFAM

Possui graduação em História e especialização em Antropologia pela Universidade Federal do Amazonas. É mestre em História Social pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Amazonas.

E-mail: angelarebeloarruda@gmail.com

Publicado

2022-01-14

Como Citar

ARRUDA, A. R. da S. . O ROÇADO COMO PAISAGEM DE UM ESPAÇO HISTORICAMENTE CONSTRUÍDO: RELAÇÕES DE SOLIDARIEDADE NA PLURALIDADE. Revista de História Bilros: História(s), Sociedade(s) e Cultura(s), [S. l.], v. 4, n. 07, 2022. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/bilros/article/view/7680. Acesso em: 23 maio. 2022.