ENTRE O VER E O SENTIR

UMA ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DA TURMA DE 1° ANO A RESPEITO DAS MULHERES DO SÉCULO XIX POR MEIO DE ICONOGRAFIAS

Autores

  • Kelly Caroline Appelt UDESC

Palavras-chave:

Mulheres, Ensino, Docência, História, Século XIX

Resumo

O presente artigo volta-se ao estudo das atividades desenvolvidas pela turma do 1° ano C do Ensino Médio, durante o período de Estágio Curricular Supervisionado III do segundo semestre de 2015, ocorrido no Colégio de Aplicação (CA). Objetiva-se identificar como os/as aluno/as perceberam as mulheres que compunham a sociedade do Império Brasileiro da segunda metade do século XIX por meio das iconografias, devido essas representações propiciarem um imaginário a respeito do passado que é analisado a partir de indagações do presente. Por fim, este trabalho corrobora para uma valorização da produção dos/as estudantes e de como as iconografias podem auxiliar no ensino de História em sala de aula.

Biografia do Autor

Kelly Caroline Appelt, UDESC

Graduada em História pela Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC.

E-mail: kellyappelt@gmail.com

Publicado

2022-01-14

Como Citar

APPELT, K. C. . ENTRE O VER E O SENTIR: UMA ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DA TURMA DE 1° ANO A RESPEITO DAS MULHERES DO SÉCULO XIX POR MEIO DE ICONOGRAFIAS. Revista de História Bilros: História(s), Sociedade(s) e Cultura(s), [S. l.], v. 4, n. 07, 2022. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/bilros/article/view/7679. Acesso em: 23 maio. 2022.