CATALOGANDO OS PRODUTOS DA TERRA

A COMISSÃO CIENTÍFICA DE 1859 E EXPOSIÇÃO DOS PRODUTOS CEARENSES NA CORTE (1861)

Autores

  • Paulo César dos Santos UFC

Palavras-chave:

Ciência, Ceará, II Reinado

Resumo

Esta pesquisa busca analisar as experiências e as representações vividas pelos cientistas da Comissão Científica de 1859 em suas investigações na província do Ceará. Criada em 1856 no seio do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB), a Comissão Científica de Exploração começaria seus trabalhos em 1859, sendo o Ceará a primeira província a ser explorada. Os intentos de tal comissão se articulavam ao projeto de integração e centralização política que emergia no II Reinado brasileiro (1840-1889). Buscava-se o conhecimento das riquezas nacionais e a criação de uma imagem do país através do saber nacional, sendo a História do Brasil escrita por brasileiros e não mais por viajantes europeus. Saber e poder caminhavam juntos na consolidação política desenvolvida no Brasil imperial.

Biografia do Autor

Paulo César dos Santos, UFC

Doutorando em História Social – UFC, Bolsista Capes. Graduado em História e Mestre em História Social pela Universidade Federal do Ceará, onde também desenvolve sua pesquisa de doutorado sobre a participação do Ceará e do Brasil nas Exposições Universais na segunda metade do século XIX.

Email: cesarufc@yahoo.com.br

Publicado

2022-01-14

Como Citar

SANTOS, P. C. dos. CATALOGANDO OS PRODUTOS DA TERRA: A COMISSÃO CIENTÍFICA DE 1859 E EXPOSIÇÃO DOS PRODUTOS CEARENSES NA CORTE (1861). Revista de História Bilros: História(s), Sociedade(s) e Cultura(s), [S. l.], v. 3, n. 05, 2022. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/bilros/article/view/7672. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS