“MEMÓRIA, PATRIMÔNIO E IDENTIDADE

A FORMAÇÃO DE BEBERIBE” – UMA EXPERIÊNCIA DE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL.

Autores

  • Francisco Deoclécio Carvalho Galvão UECE

Palavras-chave:

Educação Patrimonial, História Local, Beberibe – CE

Resumo

presente Experiência de Ensino apresenta o desenvolvimento do projeto de Educação Patrimonial junto a turma de Guia de Turismo da Escola Estadual de Educação Profissional Pedro de Queiroz Lima, em Beberibe – CE. O projeto resultou da necessidade de apresentar a história local aos estudantes e observar como esta influencia na construção da identidade individual e coletiva da cidade. Utilizando as técnicas da educadora Evelina Grunberg – observação, registro, exploração e apropriação – levamos a turma para um city tour no centro histórico da sede do município, onde dialogamos com os bens culturais presentes (Memorial de Beberibe, Igreja Matriz e Casa de Câmara e Cadeia) e buscamos compreender quais as contribuições destes bens para a existência do sentimento de pertença dos cidadãos à história local.

Biografia do Autor

Francisco Deoclécio Carvalho Galvão, UECE

Professor de História, licenciado pela Universidade Estadual Vale do Acaraú; pós-graduando em História do Brasil e Ceará pela Faculdade de Tecnologia Darcy Ribeiro e em Gestão Pedagógica da Escola Básica pela Universidade Estadual do Ceará. deocleciogalvao@gmail.com

Publicado

2022-01-12

Como Citar

GALVÃO, F. D. C. . “MEMÓRIA, PATRIMÔNIO E IDENTIDADE: A FORMAÇÃO DE BEBERIBE” – UMA EXPERIÊNCIA DE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL. Revista de História Bilros: História(s), Sociedade(s) e Cultura(s), [S. l.], v. 3, n. 04, 2022. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/bilros/article/view/7662. Acesso em: 1 jul. 2022.

Edição

Seção

EXPERIÊNCIA DE ENSINO