SEMIÓTICA

CONTRIBUIÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS NO ESTUDO DAS IMAGENS CRISTÃS MEDIEVAIS

Autores

  • Mayara Fernanda Silva dos Santos UFRRJ

Palavras-chave:

Imagem, Medieval, Semiótica

Resumo

No presente artigo buscar-se-á apresentar a disciplina Semiótica enquanto um campo de relação possível com a história nos aspectos teórico-metodológico. Percebemos que no campo da História existe um importante e rico debate com a História da Arte acerca do estudo das imagens. Contudo, propõe-se alargar este debate trazendo a Semiótica. Essa disciplina, nascida no século XX, é um instrumento metodológico importante na análise de imagens, sobretudo no que diz respeito à problemática do sentido. Deste modo, buscar-se-á entender as funções que a imagem cristã pode exercer na sociedade medieval. Por outro lado, a análise teórico-metodológica dessa imagem colocada sob a luz da semiótica pode alargar nosso conhecimento acerca do medievo.

Biografia do Autor

Mayara Fernanda Silva dos Santos, UFRRJ

Mestranda em História pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro na linha de pesquisa “Relações de poder, linguagens e história intelectual”, membro do Laboratório de Ensino e Pesquisa em Medievalística da UFRRJ (LEPEM - http://lepem.org/), sob orientação do Professor Doutor Clínio de Oliveira Amaral. E-mail: yaraipb@hotmail.com

Publicado

2022-01-12

Como Citar

SANTOS, M. F. S. dos . SEMIÓTICA: CONTRIBUIÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS NO ESTUDO DAS IMAGENS CRISTÃS MEDIEVAIS. Revista de História Bilros: História(s), Sociedade(s) e Cultura(s), [S. l.], v. 3, n. 04, 2022. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/bilros/article/view/7657. Acesso em: 1 jul. 2022.

Edição

Seção

ARTIGOS