SOB O SISTEMA DE MILÍCIAS

A EXPERIÊNCIA BRASILEIRA COM AS FORÇAS AUXILIARES. SÉCULOS XIX E XX.

Autores

  • José Airton Ferreira da Costa Júnior UFC

Palavras-chave:

Estado, Milícias, Cidadania

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo analisar e compreender como o Estado Brasileiro organizou, regulamentou e utilizou o sistema de milícias entre os séculos XIX e XX através das leis que regulamentaram o funcionamento desse sistema e das produções historiográficas relacionadas à temática. O trabalho pretende compreender como o progressivo fortalecimento do Estado contribuiu para o declínio da utilização desse sistema. Também será analisada a relação desse sistema com as forças profissionais, o Exército e as forças policiais criadas nesse período. As relações sociais entre as milícias também serão aqui estudadas, especialmente valores ligados à cidadania. Tal trabalho permite uma nova compreensão do desenvolvimento do Estado Brasileiro.

Biografia do Autor

José Airton Ferreira da Costa Júnior, UFC

Mestrando em História pelo programa de Pós Graduação em História Social pela Universidade Federal do Ceará. Membro do grupo de pesquisa SEBO (Sociedade e cultura no Brasil Oitocentista) cadastrado no CNPq. E-mail: GOLTURBOGTI_01@hotmail.com

Publicado

2022-01-12

Como Citar

COSTA JÚNIOR, . J. A. F. da . SOB O SISTEMA DE MILÍCIAS: A EXPERIÊNCIA BRASILEIRA COM AS FORÇAS AUXILIARES. SÉCULOS XIX E XX. Revista de História Bilros: História(s), Sociedade(s) e Cultura(s), [S. l.], v. 3, n. 04, 2022. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/bilros/article/view/7650. Acesso em: 1 jul. 2022.

Edição

Seção

ARTIGOS