A REPRESENTAÇÃO DO NEGRO NOS LIVROS DIDÁTICOS DO COMPONENTE CURRICULAR
HISTÓRIA- FUNDAMENTAL I
Palavras-chave:
Livros Didáticos, Políticas Públicas, Negro, ImagensResumo
O trabalho está inserido no âmbito dos estudos sobre as relações raciais e educação, sob a perspectiva de buscar uma melhor compreensão dos fatores infraescolares responsáveis pela não valorização do negro e dos elementos afrodescendentes na cultura brasileira. Assim, a análise propõe uma pesquisa bibliográfica de aprofundamento teórico de cunho metodológico compreensivo (GUERRA, 2006), a partir da análise de livros do componente Curricular-História dos PNLDs de 2010 a 2014. A análise aqui realizada faz uma reflexão sobre o tratamento dado aos elementos de obrigatoriedade da Lei 10. 639/03, tendo também como referências as Diretrizes Nacionais para Educação das Relações Étnico Raciais e o Ensino da História da África e Cultura Afro-Brasileira. Verificando assim, as mudanças, ou a não existências delas, em relação ao conceito do “ser negro”, como também detectar o tratamento didático relativo à diversidade e a valorização da população negra como partícipes da construção da identidade nacional brasileira. Os resultados encontrados nos livros interpretados nos apontam que, ocorreram modificações significativas em relação às ilustrações, mostrando a imagem do negro de maneira positiva.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Liliane Pereira Sousa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.