A REPRESENTAÇÃO DO NEGRO NOS LIVROS DIDÁTICOS DO COMPONENTE CURRICULAR

HISTÓRIA- FUNDAMENTAL I

Autores

  • Liliane Pereira Sousa UNIESP / UNIR

Palavras-chave:

Livros Didáticos, Políticas Públicas, Negro, Imagens

Resumo

O trabalho está inserido no âmbito dos estudos sobre as relações raciais e educação, sob a perspectiva de buscar uma melhor compreensão dos fatores infraescolares responsáveis pela não valorização do negro e dos elementos afrodescendentes na cultura brasileira. Assim, a análise propõe uma pesquisa bibliográfica de aprofundamento teórico de cunho metodológico compreensivo (GUERRA, 2006), a partir da análise de livros do componente Curricular-História dos PNLDs de 2010 a 2014. A análise aqui realizada faz uma reflexão sobre o tratamento dado aos elementos de obrigatoriedade da Lei 10. 639/03, tendo também como referências as Diretrizes Nacionais para Educação das Relações Étnico Raciais e o Ensino da História da África e Cultura Afro-Brasileira. Verificando assim, as mudanças, ou a não existências delas, em relação ao conceito do “ser negro”, como também detectar o tratamento didático relativo à diversidade e a valorização da população negra como partícipes da construção da identidade nacional brasileira. Os resultados encontrados nos livros interpretados nos apontam que, ocorreram modificações significativas em relação às ilustrações, mostrando a imagem do negro de maneira positiva.

Biografia do Autor

Liliane Pereira Sousa, UNIESP / UNIR

Pós-Graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional/Faculdade Santo André (2015). Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Rondônia - CampusVilhena (2014), habilitação: Docência em Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental, Áreas Pedagógicas e Gestão Educacional. Foi bolsista Permanência de dedicação exclusiva para a pesquisa (2012) e bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) UNIR/CNPq, 2013-2014, ambas durante a graduação. É Técnica em Reabilitação de Dependentes Químicos pelo Instituto Federal do Paraná. Atualmente é pesquisadora voluntária junto à Universidade Federal de Rondônia - Campus Vilhena.

Publicado

2022-01-14

Como Citar

SOUSA, L. P. . A REPRESENTAÇÃO DO NEGRO NOS LIVROS DIDÁTICOS DO COMPONENTE CURRICULAR : HISTÓRIA- FUNDAMENTAL I. Revista de História Bilros: História(s), Sociedade(s) e Cultura(s), [S. l.], v. 4, n. 07, 2022. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/bilros/article/view/7648. Acesso em: 23 jan. 2022.